Guariroba

O nome cietífico da Guariroba  é Syagrus oleracea.

A Guariroba é uma palmeira nativa do Brasil. Ela também é conhecida como gueiroba, gariroba, palmito-amargoso, catolé, coco-babão, pati-amargoso, coco-amargoso.

Guariroba-01



A Guariroba é uma Palmeira de estipe solitário ereto e acinzentado e pode atingir uma altura aproximada de 20 metros.
As folhas da Guariroba são grandes e podem atingir 3 metros de altura. Suas flores surgem em cachos durante a primaveira até o outono.



Guariroba-02

O fruto da Guariroba é levemente elíptico num tom verde amarelado, onde seu mesocarpo e amêndoa são comestíveis. Ocorre entre o período de outubro e fevereiro.
O cultivo da guariroba e feito por sementes, mesmo que ela cresça espontâneamente nas matas do Sudeste brasileiro e também no Centro oeste. A guariroba prefere solos bem drenados e regiões com clima quente. As sementes da guariroba levam aproximadamente de 2 a 3 meses para germinarem.


Guariroba-03


Destaca-se em seus produtos, o broto terminal que é bem mais conhecido como palmito. Considerado por muitos como verdura de sabor amargo comparado aos palmitos doces das espécies da Mata Atlântica. O palmito da guariroba é uma de bom aproveitamento culinário em alguns estados, principalmente em Goiás e Minas Gerais.

Guariroba-04
Prato feito com palmito de Guariroba